terça-feira, 3 de abril de 2012
Para superar a pressão e avançar em Arapiraca
Coritiba e ASA se enfrenta, nesta quarta-feira, 4, às 20h30, no estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil 2012. Depois de recuperar a liderança do Campeonato Paranaense mesmo sem apresentar um futebol convincente, o Verdão tenta encaixar uma boa sequência e sair na frente na luta por uma vaga para a próxima fase da competição nacional. Pela frente, terá um ASA que faz boa campanha na temporada, mas deixou escapar nos pênaltis o título do primeiro turno do Alagoano. De qualquer forma, conta com o apoio da torcida para conseguir um bom resultado em casa
Competição muda, e o futebol também precisa mudar
No último final de semana, o Coritiba foi até Paranaguá e, apesar de ter feito um segundo tempo melhor que nos últimos jogos, não se pode dizer que fez uma boa partida. Novamente com visíveis problemas na criação de jogadas e sofrendo com a absoluta falta de inspiração dos homens de frente, o time Alviverde conseguiu resolver o jogo em dois lances de bola parada. A dupla de zaga Coxa-Branca, formada por Emerson e Demerson, marcou os importantes gols para o Coritiba, que devolveram a liderança ao Alto da Glória após o tropeço do então líder Londrina.
Agora, espera-se que a volta ao topo da classificação do Estadual dê uma energia a mais aos jogadores Alviverdes, devolvendo-lhes a confiança para encarar os difíceis compromissos que estão por vir. O primeiro desafio dessa "nova fase" Coritibana é em Arapiraca, em um estádio bastante acanhado e propício para que se monte uma verdadeira panela de pressão. Por conta disso, os comandados de Marcelo Oliveira precisarão demonstrar bastante maturidade e inteligência para driblar as adversidades e construir o placar favorável.
Em relação ao time, o técnico Marcelo Oliveira irá manter a base que venceu o Rio Branco, em Paranaguá. Demerson e Eltinho, que ganharam a condição de titular no último jogo, seguem no time principal. Recuperado da gripe que o afastou do último compromisso, Roberto deve ser a grande novidade do time. Já Rafinha, cuja volta era esperada para este meio de semana, segue de fora. No banco, o garoto Rafael Silva, que entrou bem na última rodada, poderá ser uma boa opção para o decorrer da partida, dependendo das necessidades do treinador Alviverde.
Em bom momento no Estadual, ASA tenta se mostrar para o Brasil
Embora tenha desperdiçado a chance de já garantir uma vaga na final do Campeonato Alagoano ao perder, nos pênaltis, a decisão para o CRB, o ASA vive um bom momento na temporada. Ainda sem perder em casa neste ano de 2012, o Alvinegro de Arapiraca ocupa a segunda posição no returno e caminha a passos largos para a classificação às semifinais. Nem mesmo o empate por 2x2 com o CSE, de Túlio Maravilha, no último final de semana, tirou a empolgação da torcida, que promete lotar o Coaracy Fonseca para empurrar a equipe.
Para a montagem do time que desafia o Verdão no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Heriberto da Cunha poderá contar com os retornos do zagueiro Fabrício e do lateral Alan, que não jogaram no último final de semana em virtude de lesões. Outro que não atuou na partida diante do CSE, por estar suspenso, e volta à equipe é o volante Jorginho. A notícia ruim é que o também volante Audálio acabou sentindo dores no coletivo desta terça-feira e virou dúvida para o jogo. No restante, a base da equipe será a mesma que atuou pelo Alagoano na última rodada.
Panoramas da partida
O jogo desta quarta-feira, em Arapiraca, certamente não será fácil para o Verdão. Além de atuar no interior do Estado e contar com todas as dificuldades de acesso, o Coritiba terá que administrar a pressão de um estádio que provavelmente estará lotado e precisará driblar as condições do gramado do Coaracy Fonseca para buscar um bom resultado e retornar a Curitiba com a classificação garantida ou encaminhada. Para isso, os jogadores precisarão demonstrar muita disposição, luta e, acima de tudo, atenção durante os 90 minutos de partida.
Ofensivamente, a volta de Roberto deve, ao menos, dar mais movimentação no campo ofensivo Alviverde. De qualquer forma, Lincoln, que vinha fazendo boas partidas até os dois últimos jogos, precisa voltar a apresentar um bom futebol, visto que o setor criativo do Coritiba deposita as suas fichas nele. Outro que pode ser uma importante arma se "entrar na partida" é o atacante Anderson Aquino, que também vem devendo boas apresentações. As chegadas de Tcheco e Gil podem ser boas alternativas. Por fim, as jogadas aéreas, com Demerson e Emerson, novamente podem definir o jogo e, por conta disso, o Coritiba precisará investir nesse tipo de lance.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado com o jovem meia Valdivia, que vem se destacando no Campeonato Alagoano e, inclusive, chamando a atenção de alguns times do Brasil. Além dele, outro que merece destaque é o atacante Lúcio Maranhão que, embora atue isolado na frente, já fez alguns gols na temporada e tende a levar perigo ao gol de Vanderlei. O jogador Didira, que atua há algum tempo no Alvinegro, é mais um atleta que merece especial atenção do setor defensivo Coxa-Branca.
Mesmo do outro lado do país, a torcida Coxa-Branca certamente estará representada nas arquibancadas do Coaracy Fonseca para dar o suporte necessário aos jogadores Alviverdes. De qualquer forma, aqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a Nação Coritiba enviará energias positivas para que o Verdão busque um resultado para decidir em casa ou, até mesmo, garantir, de maneira antecipada, a sua vaga.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - segunda fase - jogo de ida
ASA/AL x Coritiba
Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Data: 04/04/2012, quarta-feira
Horário: 20h30
ASA/AL:
Tutti; André Nunes, Fabiano e Audálio (Edson Veneno); Alan, Tiago Gaúcho, Cal, Didira, Valdivia e Augusto; Lúcio Maranhão.
Técnico: Heriberto da Cunha
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Eltinho; Willian, Gil, Tcheco e Lincoln; Roberto e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima/SP
Assistente 1: Marcelo Carvalho van Gasse/SP (FIFA)
Assistente 2: Adson Márcio Lopes Leal/BA
4º Árbitro: Josevaldo Bissarria de Melo/AL
fonte: coxanautas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
boa
ResponderExcluir